A região dos Altos Montes, que engloba os municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, na Serra Gaúcha, apresenta inúmeros atrativos para os seus visitantes, especialmente quando a atividade envolve enoturismo. Entre as atrações promovidas está o passeio de vespa, que leva o turista aos vinhedos da vinícola Caetano Vicentino Vinhas e Vinhos.


A ação, promovida em parceria entre a vinícola (que faz parte da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes) e a empresa Giro di Pádua, mostra os encantos do município através de um divertido passeio com a scooter elétrica.


"O passeio com as Vespas do Giro di Pádua inclui conhecer os principais pontos turísticos do Pequeno Paraíso Italiano e nossa vinícola está neste agradável passeio. Neste vinhedo estão as videiras dos vinhos que futuramente receberão o selo da Indicação de Procedência dos Altos Montes", comenta a enóloga Graziela Boscato.


O vinhedo e a estrutura da vinícola se localizam na Estrada Curuzu, interior de Nova Pádua/RS, e compreende seis hectares. Durante a atração, o turista tem a liberdade de conduzir a vespa por todas as estradas do vinhedo. "Nós direcionamos para a via Cabernet Franc que passa no meio do vinhedo e conta com a beleza da videira subindo pelos

fios de condução do vinhedo", explica.


O divertido passeio envolve não só apreciar a vista e aprender a dirigir uma scooter elétrica, mas também degustar de dois a três rótulos da Caetano Vicentino Vinhas e Vinhos, na presença da enóloga e conhecer a charmosa e acolhedora cidade.


A ideia surgiu após um passeio realizado por Rafael Sonda, da Giro di Pádua, durante uma visita à Toscana - Itália. "Quando começamos a montar os roteiros a ideia sempre foi de fazer uma ligação entre os empreendimentos turísticos e o próprio interior do município. [...] São sete vespas disponíveis, sendo uma para o guia e seis para o grupo que ainda pode levar alguém na garupa", disse Rafael.


Os passeios são realizados com pequenas turmas, a partir de quatro pessoas. "São passeios guiados e estamos fazendo uma rota típica pelo interior de Nova Pádua partindo do centro indo até a vinícola Caetano Vicentino. Continuamos o passeio até a Adega Dom Camilo onde também acessamos a área do lago para apreciar a vista além de que podemos

fazer um piquenique. Passamos pelo varejo onde encontramos produtos coloniais e retornamos. Em todos os pontos paramos para fotos e curtir as paisagens", detalha.


A atividade tem duração de 3h30 a 4h, aproximadamente. O roteiro pode ser adaptado de acordo com o desejo do grupo. Podem participar da atividade de enoturismo todos os condutores maiores de 18 anos.


Entretanto, é necessário realizar um agendamento prévio diretamente com a empresa Giro di Pádua através do WhatsApp (54) 98126-6044 ou pelo Instagram @girodipadua.


"É um passeio muito diferente do que o turista está acostumado ou espera. Dolce vita. Essa é a essência que quero passar para as pessoas. Pilotando uma vespa pelo interior e pelos vinhedos sentimos verdadeiramente uma leveza e bem-estar único. Oferecemos memórias para sua vida", ressalta Rafael.


Ao todo, 18 vinícolas fazem parte da Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes. São elas: Boscato Vinhos Finos, Caetano Vicentino - Vinhas & Vinhos, Cantina Gelain, Casa Eva Vinhos e Vinhedos, Casa Venturini Vinhos e Espumantes, Cave de Angelina - Vinhos & Vinhedos, Famiglia Veadrigo, Fante Bebidas, Luiz Argenta Vinhos Finos, Terrasul Vinhos Finos, Vinhos Fabian, Vinhos Viapiana, Vinícola Bebber, Vinícola Família Ulian, Vinícola Marzarotto, Vinícola Mioranza, Vinícola Monte Reale e Vinícola Panizzon. Mais informações podem ser obtidas em @altosmontesoficial.


Fonte: Joice Cougo - Usina de Notícias | joice@usinadenoticias.com.br | (53) 99907.8083

Foto: Divulgação.