Passeio de Tim Tim

Descrição

Para descrever nosso querido Tim-Tim, pegamos emprestado o texto de Andrei Andrade*. 

Um veterano costuma passear por Garibaldi. É nosso querido Tim-Tim, um caminhão GMC de 1944, adaptado para o transporte de turistas.
Há mais de duas décadas, um veterano da 2ª Guerra Mundial passeia diariamente pelas ruas de Garibaldi, na Serra. Trata-se do Tim-Tim, um legítimo caminhão do exército dos anos 40 transformado em um elegante ônibus de turismo.

A história do Tim-Tim – nome alusivo ao brinde de espumante, bebida que é um dos símbolos de Garibaldi – começa, ou recomeça, em 1990, quando foi adquirido pela Prefeitura junto ao exército brasileiro. O prefeito da época viu o caminhão parado em um quartel de Porto Alegre, e imaginou que poderia dar a ele uma nova utilidade. E desse dia até o primeiro passeio pelo centro histórico do município de 30 mil habitantes foi só o tempo de reformar a cabine e substituir a carroceria pelo reboque que o transforma num ônibus para até 50 passageiros.

Durante o período da guerra, entre 1939 e 1945, foram fabricadas mais de 500 mil unidades destes caminhões militares, que serviam para o transporte de tropas e de suprimentos para o front. Mais de 60 anos depois, poucos continuam trafegando, e dificilmente algum outro tenha mudado tão radicalmente de função.

Há 20 anos na boleia do Tim-Tim, Renato Corbelini conta com orgulho histórias dos turistas que já conduziu, transportando desde um grupo de freiras de diversos países até atores e atrizes globais. E o parceiro nunca o deixou na mão.
- Estamos sempre atentos à manutenção do ônibus, que é mesmo muito antigo, mas ele jamais nos deu problema. O único problema é a quantidade enorme de gasolina que ele consome – brinca.

Os passeios são agendados pela Secretaria de Turismo e Cultura de Garibaldi , e ocorrem geralmente nos finais de semana, sempre conduzidos por um guia de turismo que conta a história do município.

*aos sábados horário fixo, às 11h.


Imagens



Tags

Sign In