Uva e Vinho

Tourism Routes

Roteiro Turístico Caminhos da Imigração – Autoguiado

City: Protásio Alves

Theme: Nature

O Roteiro Turístico Caminhos da Imigração foi assim intitulado porque ao final do século XIX, por volta de 1882, os imigrantes advindos da Itália adentraram no território contornando os Rios Turvo e da  Prata, iniciando-se a distribuição dos lotes pela Terceira, Quarta e Quinta Sessão, assim sucessivamente, iniciando-se  a História do Município de Protásio Alves, na época denominado Colônia do Chimarrão.

As caraterísticas encontradas  ainda hoje, conservam a essência da cultura italiana, presentes nas taipas de pedra (cercas de pedras para  para abrigar  de animais), nas edículas (chiqueiros de suínos, galinheiros) e na construção das antigas e singelas casas que preservam o estilo construtivo colonial e vernacular de época.

Outra característica presente no Roteiro Caminhos da Imigração que contribuiu para o nome é a religiosidade dos  imigrantes,  que mantém-se  viva até hoje. Os  moradores que ali vivem, cuidam carinhosamente   dos locais sagrados que remetem à religiosidade, como as igrejas, as grutas, campanários e os capitéis.

Encontramos também preservados o costume e a tradição do cultivo de produtos básicos da subsistência familiar. Muita laranja, bergamota, estufa de tomate, morangas, cana - de - açúcar,  os pomares que enchem a boca d' água.

Todo esse legado cultural trazido na bagagem dos nossos imigrantes italianos ainda está preservado nestas comunidades.

Durante o percurso é possível  envolver-se na simplicidade da vida interiorana,  ouvir o murmúrio das cascadas e das quedas d água, das corredeiras dos rios, do canto dos pássaros, do sossego, do tilitar das folhas caindo das  árvores, do cheiro de terra fresca, do  vento no rosto, encantar -se com as belezas cênicas dos vales e colinas que desenham os rios.

São 28 km de percurso, totalmente  autoguiado,  através de sinalização. Há espaços  indicados para  observação  da paisagem , fotografar, caminhar sobre os trilhos do trem  e simplesmente apreciar o momento através do olhar.

Visite Protásio Alves! Encante-se e vivencie a experiência do lugar!

Obs.: Não há locais para  refeição e hospedagem no Roteiro até o momento. 

Há camping para acampamento.

Há possibilidade de acessar os pomares com solicitação de autorização das Famílias residentes no percurso do roteiro.

Back