Uva e Vinho

CORONEL PILAR

CORONEL PILAR

CORONEL PILAR, denominação surgida com uma expressão de luta e coragem em homenagem ao Republicano Coronel Fabrício Pilar que lutou contra os Federalistas e numa luta, faleceu em 1894. Nesta localidade de 1920 a 1948 existia o “Tiro de Guerra” que preparava os jovens da região para possíveis guerras. Em homenagem a este combatente, Coronel Pilar recebeu este nome pela sua bravura.

             Em 1877 chegaram aqui as primeiras bravas famílias de imigrantes italianos, vindas das Províncias de Cremona, Bergamo, Milão, Vicenza e Trento que chegaram aqui, em São Lourenço de Villas Boas, também conhecido por “Sessanta”, devido a sua localização no lote nº 60 da Linha Figueira de Mello, Ala Sul.

            Em 1910, São Lourenço de Villas Boas, passa a denominar-se Floriano Peixoto em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto, Presidente Republicano do Brasil. Em l938, o Prefeito Municipal Sr. Vicente Dal Bó, usando das atribuições que lhe conferia a lei Orgânica, eleva a categoria de cidade a Vila de Garibaldi e as sedes dos distritos a categoria de Vila. Somente em 29 de dezembro de 1944, finalmente adota o nome de Coronel Pilar, através do Decreto Lei nº 720.

Os imigrantes encontraram nas condições do clima e do solo um local próprio para o cultivo da videira, tornando-se a principal cultura do então distrito.

            Na sede do município encontra-se a Igreja Matriz São Lourenço Mártir, construída no período de 1944 a 1959, toda em estilo gótico e com aproximadamente 600m² é considerada uma obra de arte e símbolo de trabalho e dedicação da comunidade.

Coronel Pilar tornou-se Município, criado pela Lei Estadual número 10.744 de 16 de abril de 1996, tendo como municípios de origem Garibaldi e Roca Sales. A emancipação administrativa ocorreu em janeiro de 2001.

A área do município é de 104,5 km² e ele se encontra a 520 metros acima do nível do mar. Conforme Censo 2016 do IBGE possui 1734 habitantes.

Atualmente a economia do município é baseada, principalmente, nas atividades desenvolvidas pelo setor primário, tais como agricultura, avicultura, suinocultura e vitivinicultura. A área agrícola é constituída por minifúndios, pequenas propriedades rurais com agricultura de subsistência e comercial.

Photo Gallery

Back